Ações Interdisciplinares em Salas de EJA: os projetos de trabalho à luz do enfoque histórico-cultural

Autores

  • Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto UNESP – Faculdade de Filosofia e Ciências/Campus de Marília
  • Elieuza Aparecida de Lima Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade em EJA, Metodologia de Projetos, Enfoque Histórico-Cultural

Resumo

Este artigo tem por finalidade discutir a organização do trabalho pedagógico nas salas de aula do PEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos – Unesp – Marília) por meio de Projetos de Trabalho, que subentendem ações interdisciplinares na perspectiva da Teoria Histórico-Cultual. Aponta-se para as implicações pedagógicas dessa concepção de ensino, considerando-se a formação do educando jovem e adulto diante da utilização do tempo e do espaço de ensino, da produção do conhecimento, do procedimento dado à informação, às disciplinas escolares, da elaboração/ implementação/ desenvolvimento/ avaliação dos projetos de trabalho interdisciplinarmente à luz do enfoque vygotiskiano. Portanto, nosso olhar é teórico-metodológico e volta-se para um contexto específico: as classes de EJA em suas ações interdisciplinares. Abordaremos tal temática da seguinte maneira: numa primeira parte, tentaremos apresentar os preceitos gerais da teoria, discutindo conceitos-chave como mediação, atividade, aprendizagem, desenvolvimento, estando aí inseridas as ações de educandos e de educadores de EJA. Numa segunda parte, tentaremos retirar algumas lições dessa teoria, para (re)apresentar e (re)pensar os projetos em EJA, ressignificando e redimensionando-os pelo viés vygotiskiano.

Biografia do Autor

Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto, UNESP – Faculdade de Filosofia e Ciências/Campus de Marília

Professora-pesquisadora Coordenadora do PEJA/Marília (Programa de Educação de Jovens e Adultos da Unesp- Campus de Marília). Pedagoga pela Faculdade de Filosofia e Ciências (F.F.C.) – UNESP – Marília - SP, Mestre pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Doutora pela F.F.C. – UNESP – Marília. É Professora Assistente junto ao Departamento de Didática – F.F.C. - UNESP – Marília, onde integra o Programa de Pós-Graduação em Educação e o grupo de pesquisa“Processos de Leitura e de Escrita: apropriação e objetivação”.

Elieuza Aparecida de Lima, Universidade Federal de Uberlândia

Professora-pesquisadora colaboradora do projeto referido. Pedagoga, Mestre e Doutora pela F.F.C. – UNESP – Marília. Atualmente é professora da Universidade Federal de Uberlândia. Ex-professora substituta junto ao Departamento de Didática da F. F. C. – UNESP – Marília, onde integra o grupo de pesquisa“Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural”.

Downloads

Como Citar

GIROTTO, C. G. G. S.; LIMA, E. A. de. Ações Interdisciplinares em Salas de EJA: os projetos de trabalho à luz do enfoque histórico-cultural. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 19, n. 33, 2009. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3215. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos