Produção de Narrativas Reflexivas por Licenciandos em Química como Modo de Construção da Aprendizagem Docente

Autores

  • Dulcimeire Ap. Volante Zanon Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Formação de professores de Química. Narrativas reflexivas. Estágio de docência.

Resumo

O objetivo deste trabalho consistiu em analisar narrativas reflexivas produzidas por estagiários de um curso de licenciatura em Química, a partir de atividades planejadas e executadas em escolas públicas de Ensino Médio. Pretendeu-se, com o uso das narrativas, propiciar a cada licenciando a oportunidade de repensar suas práticas e concepções e avaliar seu desempenho profissional, além de se engajar em um processo de busca pessoal. Nesse contexto, o estágio é concebido como um espaço privilegiado de ação, reflexão e desenvolvimento profissional. As narrativas foram construídas pelos estagiários e analisadas pela pesquisadora, de acordo com uma vertente crítica adaptada do ciclo reflexivo. As vozes dos sujeitos, tratadas sob a forma de episódios narrativos, permitiram comunicar os sentidos atribuídos por eles ao refletirem sobre a complexidade da realidade vivida. Assim, foi possível identificar categorias que revelaram a aprendizagem da docência, ou seja, a produção de narrativas permitiu ao estagiário refletir sobre todas as etapas das atividades desenvolvidas, desde o confronto do plano de aula com as ações ocorridas em sala, até o desenvolvimento do estado de alerta diante de determinadas situações.

Biografia do Autor

Dulcimeire Ap. Volante Zanon, Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professora Adjunta do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2012-08-03

Como Citar

ZANON, D. A. V. Produção de Narrativas Reflexivas por Licenciandos em Química como Modo de Construção da Aprendizagem Docente. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 22, n. 40, p. 128–144, 2012. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6275. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos