É possível propor a formação de leitores nas disciplinas de Ciências Naturais? Contribuições da análise de discurso para a educação em ciências

  • Suzani Cassiani Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (MEN/CED)
  • Patrícia Montanari Giraldi Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (MEN/CED/UFSC)
  • Irlan von Linsingen Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (MEN/CED)
Palavras-chave: Leitura. Escrita. Educação em Ciências. Autoria.

Resumo

Compreendendo a leitura como um lugar de produção de sentidos, problematizamos as compreensões de escrita, leitor, autor, apontando algumas contribuições/implicações para a educação em ciências. Ao enfocarmos a formação de leitores, trabalhamos com as histórias de leituras de estudantes como parte das condições de produção da leitura nas aulas. Isso contribui, de forma significativa, para aprofundarmos a compreensão sobre relações estabelecidas entre textos e leitores. Nessa mesma perspectiva, emerge a relação dos estudantes com a escrita, explorada por nós na perspectiva da autoria, compreendida como posição social assumida pelo sujeito que ao interpretar (escrever/ler) filia-se a uma rede de sentidos. É a partir dessa relação estabelecida entre sujeitos, com suas histórias, e diferentes sentidos que circulam socialmente, dentro e fora da escola, que são produzidos os sentidos sobre ciências e tecnologias. Por fim, ao problematizar a própria linguagem do/no ensino de ciências, temos a pretensão de contribuir para a promoção de um ensino comprometido com o questionamento das ciências e seus papéis sociais.

Biografia do Autor

Suzani Cassiani, Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (MEN/CED)
Doutora em Educação pela UNICAMP, professora do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (MEN/CED) e professora do programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC).
Patrícia Montanari Giraldi, Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (MEN/CED/UFSC)
Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC, professora do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (MEN/CED/UFSC).
Irlan von Linsingen, Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (MEN/CED)
Doutor em Educação pela UFSC, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (MEN/CED) e professor do programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC).
Publicado
2012-08-03
Como Citar
CASSIANI, S.; GIRALDI, P. M.; LINSINGEN, I. VON. É possível propor a formação de leitores nas disciplinas de Ciências Naturais? Contribuições da análise de discurso para a educação em ciências. Educação: Teoria e Prática, v. 22, n. 40, p. 43-61, 3 ago. 2012.
Seção
Artigos