História, filosofia, ensino de ciências e formação de professores: desafios, obstáculos e possibilidades

Autores

  • André Ferrer P. Martins Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Palavras-chave:

História da Ciência. Filosofia da Ciência. Formação de professores.

Resumo

A História e a Filosofia da Ciência (HFC) conquistaram um papel de destaque no campo do Ensino de Ciências Naturais. Entretanto, persistem dificuldades quanto ao uso de elementos históricos e filosóficos no ensino e na formação de professores de ciências. Este trabalho focaliza essa temática e está dividido em duas partes. Na primeira, fazemos um breve resgate de dois estudos empíricos. Um deles foi conduzido com professores e futuros professores de Física e aponta a natureza de alguns dos reais obstáculos ao uso da HFC para fins didáticos. O outro procurou realizar uma análise comparativa entre disciplinas de natureza histórico-filosófica em dois cursos de licenciatura. Na segunda parte deste trabalho, argumentamos que um caminho possível para superar algumas das dificuldades relativas à inserção da HFC no ensino é o trabalho com “episódios” que promovam discussões relevantes sobre a natureza da ciência. Reportamos a dinâmica de um curso de extensão endereçado a professores de Física do ensino médio de escolas públicas de Natal (RN), voltado à discussão de dois episódios da história da mecânica. Nossas conclusões sinalizam para um cenário complexo de problemas a serem enfrentados no trabalho com a HFC no ensino e na formação de professores.

Biografia do Autor

André Ferrer P. Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Doutor em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC), Centro de Educação.

Downloads

Publicado

2012-08-03

Como Citar

MARTINS, A. F. P. História, filosofia, ensino de ciências e formação de professores: desafios, obstáculos e possibilidades. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 22, n. 40, p. 05–25, 2012. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6268. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos