Professoras em formação: uma abordagem bakhtiniana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s16548

Palavras-chave:

Formação de professoras. Filosofia da Linguagem. Estudos bakhtinianos.

Resumo

O ato responsável, proposição bakhtiniana para pensar uma outra ética, em confronto com a hegemônica, que tem base no dever abstrato, é o lugar central da vida, onde um centro de valor humano, ou seja, um humano eticamente posicionado, inclui em si necessariamente um outro. Essa ética, construída a partir de um olhar enviesado para arte, busca uma imagem de humano que não é una e última, mas ideológica, repleta de valores contraditórios, em disputa permanente, aberta, propensa ao futuro e tensamente transformadora das condições concretas que, no presente, configuram a vida. Bakhtin realizou estudo que buscou, na literatura, imagens que afigurassem abertura, inacabamento e dialogicidade no humano e no mundo. Nos romances de educação, ele encontrou sentidos axiológicos sobre formação, e os analisou nos aspectos do tempo, espaço e valor. Em pesquisa realizada no ano de 2019, durante a realização do curso de extensão FormAção em diálogo – pedagogias críticas a partir das práticas, organizado pelo grupo de Estudos Bakhtinianos ATOS-UFF, dialogamos com professoras e professores da educação básica sobre os sentidos filosóficos da formação e como as palavras que a designam revelam as forças ideológicas em disputa. Neste artigo, aproximamos os aportes do Círculo bakhtiniano da formação humana e da formação inicial da professora dos anos iniciais da educação básica, e trazemos uma proposta filosófica que pretende alargar as bases em que as práticas formativas são construídas.

Referências

BAKHTIN, M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Tr. Yara Frateschi. 4. ed. São Paulo: Edunb; Hucitec, 1999.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tr. Paulo Bezerra, 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BAKHTIN, M. Problemas da Poética de Dostoiévski. Tr. Paulo Bezerra. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2013.

BAKHTIN, M. Questões de literatura e estética: a teoria do romance. Tr. Aurora F. Bernardini et alii. 5. ed. São Paulo: Annablume Editora; Hucitec, 2002.

BAKHTIN, M. Sobre Maiakóvski. In: BRAIT, B. (org.). Bakhtin, dialogismo e polifonia. São Paulo: Contexto, 2016.

BAKHTIN, M. Teoria do romance III. O romance como gênero literário. São Paulo: Editora 34, 2019.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura história da cultura. Tr. Sérgio Rouanet. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012 – (Obras escolhidas v. 1).

MEDVIÉDEV, P. N. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tr. Ekaterina Volkova Américo e Sheila Camargo Grillo. São Paulo: Contexto, 2012.

Downloads

Publicado

2022-12-13

Como Citar

MOURA, L. C. N.; MELLO, M. B. de . Professoras em formação: uma abordagem bakhtiniana. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 32, n. 65, p. e44[2022], 2022. DOI: 10.18675/1981-8106.v32.n.65.s16548. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/16548. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)