Os Erros no Processo Ensino/Aprendizagem em Matemática

Autores

  • Carlos Eduardo Félix Correia Unesp

Palavras-chave:

Erros em Matemática, Avaliação em Matemática, Prática Pedagógica.

Resumo

O objetivo deste artigo é contribuir com os questionamentos acerca do ensino da Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental apresentando um “olhar” diferente e positivo aos erros em Matemática dos alunos no sentido em que os mesmos possam ser tomados como recurso metodológico e re-orientador da prática pedagógica por parte dos professores. Para tanto, este artigo apresenta uma fundamentação teórica sobre o erro, perpassando por uma breve incursão histórica acerca das pesquisas envolvendo essa temática no mundo e aponta quando esse tema começou a ser tratado no Brasil. Aborda também a questão da cultura avaliativa que acomete os professores e os agentes escolares. Palavras-chave: Erros em Matemática; Avaliação em Matemática; Prática Pedagógica.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Félix Correia, Unesp

Discente do Mestrado - Departamento de Educação/IB - Unesp - Rio Claro. Área - Epistemologia e Docência - Dissertação: Formação continuada de Professores Polivalentes: o potencial da análise de erros no processo ensino/aprendizagem da Matemática. Orientadora: Dra. Arlete de Jesus Brito.

Downloads

Publicado

2010-01-12

Como Citar

FÉLIX CORREIA, C. E. Os Erros no Processo Ensino/Aprendizagem em Matemática. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 20, n. 34, p. 169, 2010. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2849. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos