Reflexões teóricas sobre a construção do conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores

Autores

  • Daniel Marcon Universidade de Caxias do Sul
  • Amândio Braga dos Santos Graça Universidade do Porto
  • Juarez Vieira do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Formação de professores. Docência. Estágios curriculares. Práticas de ensino. Conhecimentos docentes

Resumo

O conhecimento pedagógico do conteúdo (CPC) é utilizado pelo professor para transformar seus conhecimentos sobre o conteúdo em conhecimentos compreensíveis e ensináveis aos alunos. Para a construção do CPC, a literatura indica que os futuros professores se deparem com questões inerentes à atuação docente desde seu ingresso na formação inicial, e não apenas nos estágios curriculares. Diante disso, este ensaio objetivou refletir sobre a relação entre os contextos de formação inicial e de atuação docente na Educação Básica, bem como sobre os eventuais reflexos das experiências de prática pedagógica nos estágios curriculares dos futuros professores e na construção do seu CPC. A literatura consultada sugere que: o contexto de formação necessita permear e ser permeado pelos contextos social e educacional que circundam os cursos, sendo a relação entre formação inicial e Educação Básica pautada pela harmonia, complementaridade e reciprocidade; a participação das práticas pedagógicas na construção do CPC permite que os futuros professores cheguem aos estágios curriculares em melhores condições de assumir as responsabilidades inerentes a essa etapa de sua formação docente; e mesmo que a literatura não evidencie estratégias para a implementação das práticas pedagógicas, é crescente o consenso de que elas necessitam distribuir-se horizontalmente nos cursos de formação inicial de professores.

Biografia do Autor

Daniel Marcon, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (UP - Portugal) e Professor Assistente da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Amândio Braga dos Santos Graça, Universidade do Porto

Doutor em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (UP - Portugal) e Professor Associado da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (UP - Portugal).

Juarez Vieira do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (UP - Portugal); Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico (CNPq).

Downloads

Publicado

2012-04-13

Como Citar

MARCON, D.; GRAÇA, A. B. dos S.; NASCIMENTO, J. V. do. Reflexões teóricas sobre a construção do conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 22, n. 39, p. 16–37, 2012. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4384. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos