Indagações, Comentários e Saberes dos Educandos - Jovens e Adultos -

  • Vagner de Araújo Gabriel UNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de Zoologia
  • Maria Rosa Martins Rodrigues de Camargo UNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de Educação
Palavras-chave: Educação, Educação de Jovens e Adultos, registros de aula, construção do conhecimento científico.

Resumo

Este artigo mostra a importância da utilização de registros de aula para o planejamento de outras aulas/atividades bem como sua utilização como material científico. Faz um levantamento e uma análise das falas de educandos jovens e adultos de uma classe vinculada ao Projeto de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) da Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro. As falas relacionadas a temas da área de Ciências Biológicas foram extraídas dos registros e analisadas quanto ao seu conteúdo e momento em que apareciam. O texto apresenta também um relato de aula planejada e desenvolvida a partir desses registros e destaca a importância de se considerarem os saberes dos educandos para a realização de uma aula. Reconhece-se a importância do diálogo entre educandos e professores, que a relação de ensino-aprendizagem ocorre do educador para o educando, e vice-versa, e que a análise de registros de aula são uma importante fonte para dados qualitativos.

Biografia do Autor

Vagner de Araújo Gabriel, UNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de Zoologia
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas – Zoologia/IB/UNESP – Campus de Rio Claro, Biólogo bacharel e licenciado pela UNESP – Campus de Rio Claro.
Maria Rosa Martins Rodrigues de Camargo, UNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de Educação
Professora Doutora, Departamento de Educação/IB/UNESP – Campus de Rio Claro, Orientadora, Coordenadora do Projeto de Educação de Jovens e Adultos: Práticas e Desafios.
Publicado
2007-10-01
Como Citar
GABRIEL, V. DE A.; CAMARGO, M. R. M. R. DE. Indagações, Comentários e Saberes dos Educandos - Jovens e Adultos -. Educação: Teoria e Prática, v. 1, n. 2, p. 23, 1 out. 2007.
Seção
Relatos de pesquisa