Relações entre autonomia e projeto político-pedagógico de escolas públicas

Autores

  • Francielle Camargo Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Simone de Fátima Flach Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol25.n48.p54-66

Palavras-chave:

Autonomia Escolar, Projeto Político-pedagógico, Desenvolvimento Institucional.

Resumo

Derivado de pesquisa mais ampla, este artigo procura refletir sobre o desenvolvimento da autonomia de escolas públicas através do Projeto Político-pedagógico. A partir da análise de dados colhidos em pesquisa de natureza qualitativa, o texto apresenta como acontecem e são previstas as interações entre escola e comunidade nos âmbitos social, governamental e escolar e suas implicações para a organização do Projeto Político-pedagógico em escolas públicas e sua relação com o desenvolvimento da autonomia. As análises indicam que para o trabalho pedagógico e escolar atender as necessidades educativas da comunidade precisa pautar-se em um Projeto político-pedagógico socialmente referenciado. E, ainda, que o desenvolvimento da autonomia da escola via projeto político-pedagógico situa-se em espaço contraditório onde avanços e recuos são presentes e se fazem necessários. Além dessas questões conclui-se que há ainda, no meio educacional, muita dificuldade em entender como o Projeto Político-pedagógico pode auxiliar na conquista de uma escola democrática e autônoma.

Biografia do Autor

Francielle Camargo, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG Bolsista de Iniciação Científica – Fundação Araucária

Simone de Fátima Flach, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Bacharel em Direito; Licenciada em Pedagogia; Doutora em Educação; Docente do Departamento de Educação e do PPGE - UEPG.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2015-04-29

Como Citar

CAMARGO, F.; FLACH, S. de F. Relações entre autonomia e projeto político-pedagógico de escolas públicas. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 25, n. 48, p. 54–66, 2015. DOI: 10.18675/1981-8106.vol25.n48.p54-66. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/7753. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)