AS RELAÇÕES PÚBLICO-PRIVADAS NO CONTEXTO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

Autores

  • Karen Cristina Jensen Ruppel da Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Simone de Fátima Flach Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n59.p505-528

Palavras-chave:

Política Educacional, Educação Integral, “Programa Mais Educação”.

Resumo

O texto, derivado de pesquisa mais ampla sobre Educação de Tempo Integral, realizada em nível de pós-graduação strictu sensu, evidencia as parcerias do setor privado na elaboração de Cadernos do “Programa Mais Educação”, os quais orientam a oferta de educação em tempo integral, proposta pelo governo federal, em todo o país. A partir de pesquisa bibliográfica sobre a influência do terceiro setor na educação e de uma análise documental da trilogia de Cadernos da “Série Mais Educação”, o artigo expõe as parcerias público–privadas voltadas para a ampliação do tempo de permanência dos alunos na escola, as quais exercem influência determinante na educação atual. Os resultados, demonstrados a partir do envolvimento de diferentes instituições público-privadas na elaboração dos Cadernos analisados, indicam que o “Programa Mais Educação”, assim como acontece no setor econômico, sofre influências do pensamento hegemônico capitalista, em detrimento das reais necessidades da classe trabalhadora. Palavras-chave: Política Educacional. Educação Integral. “Programa Mais Educação”. Parceria público-privada.

Biografia do Autor

Karen Cristina Jensen Ruppel da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Professora da Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa

Simone de Fátima Flach, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar; Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.

Publicado

2018-12-14

Como Citar

SILVA, K. C. J. R. da; FLACH, S. de F. AS RELAÇÕES PÚBLICO-PRIVADAS NO CONTEXTO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 28, n. 59, p. 505–528, 2018. DOI: 10.18675/1981-8106.vol28.n59.p505-528. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/11710. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)