O MODELO DE COMPETÊNCIA COMO FUNDAMENTO DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NO BRASIL

  • José Euzébio de Oliveira Souza Aragão Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Rio Claro, São Paulo, Brasil.
  • Maria Denise Guedes Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil.
  • Maria Aparecida Segatto Muranaka Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Rio Claro, São Paulo, Brasil.
Palavras-chave: Modelo de Competência. Diretrizes Curriculares. Formação do Pedagogo. Competência em Educação

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados das pesquisas sobre a reforma curricular da educação superior no Brasil, a partir da década de 1990, especificamente a do curso de Licenciatura em Pedagogia. Por meio das pesquisas documental e bibliográfica, verificou-se que o Ministério da Educação, ao promulgar as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os Cursos de Graduação, defende a ideia que estas assegurarão às instituições de ensino superior ampla liberdade na composição da carga horária, na especificação das unidades de estudos, indicando campos de estudo, estimulando práticas de estudos independentes e encorajando o reconhecimento de conhecimentos, habilidades e competências adquiridas fora do ambiente escolar. Tais habilidades e competências se constituem nos chamados saberes tácitos, adquiridos pelo indivíduo a partir da sua experiência no trabalho e em outras esferas da vida social. Assim, as DCN instituem um modelo de formação com eixo no “Currículo por Competências” ou “Pedagogia das Competências” cujo objetivo é atender às demandas do capital diante de um novo paradigma de reestruturação produtiva baseado no padrão flexível de produção. Palavras-chaves: Modelo de Competência. Diretrizes Curriculares. Formação do Pedagogo. Competência em Educação.

Biografia do Autor

José Euzébio de Oliveira Souza Aragão, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Rio Claro, São Paulo, Brasil.
Professor do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Biociências da UNESP (Campus de Rio Claro).
Maria Denise Guedes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil.
Professora do Departamento de Educação, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil.
Maria Aparecida Segatto Muranaka, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Rio Claro, São Paulo, Brasil.
Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Biociências da UNESP (Campus de Rio Claro).
Publicado
2018-05-02
Como Citar
ARAGÃO, J. E. DE O. S.; GUEDES, M. D.; MURANAKA, M. A. S. O MODELO DE COMPETÊNCIA COMO FUNDAMENTO DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NO BRASIL. Educação: Teoria e Prática, v. 28, n. 57, p. 131-147, 2 maio 2018.