A AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NOS CENTROS EDUCACIONAIS DE TEMPO INTEGRAL: MAIS TEMPO, MELHORES RESULTADOS?

  • Rosana Ramos de Souza Universidade Federal de São Carlos
  • Anselmo Alencar Colares Universidade Federal do Oeste do Pará
Palavras-chave: Avaliação. Educação. Tempo Integral.

Resumo

A consolidação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), na última década, impulsionou as redes estaduais a criarem sistemas próprios de avaliação. No Amazonas foi criado, em 2008, o Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (SADEAM). Ambos os sistemas (nacional e estadual) apresentam como objetivos a melhoria na qualidade educacional e a concretização de políticas públicas pautadas nos diagnósticos e resultados das avaliações. Ao verificar que os Centros Educacionais de Tempo Integral (CETIs), têm alcançado índices satisfatórios no IDEB, este artigo visa analisar o desempenho do CETI Deputado Gláucio Gonçalves nas avaliações em larga escala. O estudo pautou-se na análise de documentos, tais como o Plano de Gestão e Regimento Geral dos CETIs; a análise de microdados do IDEB e IDEAM e a descrição da avaliação implementada pelo Estado, bem como entrevista com a gestora para identificar as ações geridas no CETI Deputado Gláucio Gonçalves para atingir as metas nas avaliações externas. Constatou-se um aumento contínuo das notas no IDEB e IDEAM dos CETIs. Identifica-se no local pesquisado uma tendência de utilizar este “mais tempo” para intensificar a preparação dos alunos para as avaliações em larga escala. Com isso, não é consenso afirmar que estes resultados sejam traduzidos como qualidade educacional. Palavras-chave: Avaliação em Larga Escala. Tempo Integral. Qualidade.

Biografia do Autor

Rosana Ramos de Souza, Universidade Federal de São Carlos
Doutoranda em Educação- UFSCar Mestre em Educação- UFOPA
Anselmo Alencar Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará
Professor efetivo da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), na categoria Associado II. Integra o corpo de docente do Mestrado em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA. Vice Reitor eleito da UFOPA (2014-2018). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil – Universidade Federal do Oeste do Pará (HISTEDBR, UFOPA). Membro da Academia de Letras e Artes de Santarém (ALAS) e sócio fundador do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós (IHG-Tap)
Publicado
2018-03-21
Como Citar
SOUZA, R. R. DE; COLARES, A. A. A AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NOS CENTROS EDUCACIONAIS DE TEMPO INTEGRAL: MAIS TEMPO, MELHORES RESULTADOS?. Educação: Teoria e Prática, v. 27, n. 56, p. 511-525, 21 mar. 2018.