Do Avaliar a Aprendizagem ao Avaliar Para a Aprendizagem: por uma nova cultura avaliativa

Autores

  • Rosana Prado Biani
  • Maria Estela Sigrist Betini

Palavras-chave:

Avaliação. Ensino-Aprendizagem. Qualidade Social da Educação.

Resumo

Este ensaio discute a avaliação, categoria que ganhou centralidade nas reformas educacionais do final dos anos 90 no Brasil, analisando o seu papel numa escola cuja lógica opera em consonância com a lógica da sociedade capitalista na qual está inserida. Apresenta e discute as diferentes concepções de qualidade e avaliação na relação com seus objetivos. O texto propõe um repensar a avaliação na escola por todos os sujeitos envolvidos no processo educativo – famílias, professores, gestores – com a adesão a novos modelos pertinentes com a construção coletiva de práticas avaliativas escolares que caminhem da avaliação seletiva e excludente para a avaliação formativa que promova o desenvolvimento humano e a qualidade social da educação de todas e de cada criança.

Biografia do Autor

Rosana Prado Biani

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Professora no Ensino Fundamental de 1° ao 5° ano na rede municipal de Paulínia-SP.

Maria Estela Sigrist Betini

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Secretária de Educação do Município de Paulínia-SP.

Downloads

Como Citar

BIANI, R. P.; BETINI, M. E. S. Do Avaliar a Aprendizagem ao Avaliar Para a Aprendizagem: por uma nova cultura avaliativa. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 20, n. 35, p. 71, 2010. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4085. Acesso em: 27 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos