Educação Superior no Brasil e as políticas de expansão de vagas do REUNI: avanços e controvérsias

Autores

  • Maria Célia Borges Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Orlando Fernandez Aquino Universidade de Uberaba (Uniube)

Palavras-chave:

Educação Superior. Expansão de vagas. Qualidade de ensino.

Resumo

O presente trabalho apresenta uma discussão sobre as políticas de expansão da Educação Superior, afirmando as influências do neoliberalismo e explicitando as contradições da legislação e das reformas nesse nível de educação, no Brasil após os anos 1990. Questiona o modelo da Universidade Nova para a realidade brasileira e os parcos investimentos disponíveis para tal reforma. Chama a atenção para o perigo de uma expansão de vagas em detrimento da qualidade do ensino, o que representaria o sucateamento da Universidade Pública. Aponta as contradições do REUNI com ações improvisadas e condicionamento das verbas, mediante o cumprimento de metas. Por um lado, reconhece o aumento de vagas na Educação Superior, e, por outro, reafirma que a democratização do acesso exige Universidades com autonomia financeira, cursos bem estruturados com currículos inovadores, professores bem qualificados, infraestrutura adequada e condições de oferecer ensino de boa qualidade, com pesquisa para a produção de conhecimentos novos e extensão universitária.

Biografia do Autor

Maria Célia Borges, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Pedagoga, mestre e doutora em Educação, professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Orlando Fernandez Aquino, Universidade de Uberaba (Uniube)

Doutor em Ciênc. Pedagógicas- Instit. Sup. Pedagógico F.Varela (CUBA),Doutor em Educação-USP Docente do Programa de Pós-graduação em Educação - Universidade de Uberaba (Uniube)

Downloads

Publicado

2012-04-13

Como Citar

BORGES, M. C.; AQUINO, O. F. Educação Superior no Brasil e as políticas de expansão de vagas do REUNI: avanços e controvérsias. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 22, n. 39, p. 117–138, 2012. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4584. Acesso em: 21 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos