O experimento investigativo e representações de alunos de ensino médio: obstáculos epistemológicos em questão

Autores

  • Silvia Regina Quijadas Aro Zuliani Depto. de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista - Bauru
  • Carlos Henrique Bocanegra Universidade Estadual Paulista - Bauru
  • Rodrigo José Cristiano Gazola Universidade Estadual Paulista - Bauru
  • Daiane dos Santos Martins Universidade Estadual Paulista - Bauru
  • Denise Fernandes de Mello Depto. de Física da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista -Bauru.

Palavras-chave:

Ensino por investigação. Obstáculos epistemológicos.

Resumo

Este trabalho teve por finalidade explorar o potencial teórico-metodológico de uma atividade investigativa como recurso didático para o processo de construção e validação de hipóteses. Objetivou-se, também, analisar as interpretações discursivas - representações - produzidas pelos alunos quando se deparam com fenômeno(s) que não consegue(m) explicar, ou explicam utilizando argumentos distorcidos do ponto de vista científico. Nesta perspectiva, as representações dos alunos foram discutidas tendo em conta a presença de obstáculos epistemológicos bachelardianos. Os resultados mostram que nessas representações aparecem os obstáculos animistas e realistas, os quais podem dificultar a compreensão dos conceitos científicos por parte dos alunos. Apenas ocasionalmente aparece o obstáculo verbalista, relacionado com o uso de uma linguagem comum para explicar certo conceito científico. O obstáculo substancialista também se faz presente por meio da “propriedade substancial” responsável por algumas distorções conceituais produzidas pelos alunos.

Biografia do Autor

Silvia Regina Quijadas Aro Zuliani, Depto. de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista - Bauru

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Docente do Depto. de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista - Bauru.

Carlos Henrique Bocanegra, Universidade Estadual Paulista - Bauru

Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista - Rio Claro. Doutorando do Programa de Pós Graduação em Educação para Ciência - Universidade Estadual Paulista - Bauru.

Rodrigo José Cristiano Gazola, Universidade Estadual Paulista - Bauru

Graduado em Física pela Universidade Estadual Paulista - Bauru. Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação para Ciência - Universidade Estadual Paulista - Bauru.

Daiane dos Santos Martins, Universidade Estadual Paulista - Bauru

Licenciada em Química pelo Centro Universitário de Votuporanga. Colaboradora do Depto. de Educação (Faculdade de Ciências)da Universidade Estadual Paulista - Bauru.

Denise Fernandes de Mello, Depto. de Física da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista -Bauru.

Doutora em Física pela Universidade Estadual de Campinas Docente do Depto. de Física da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista -Bauru.

Downloads

Publicado

2012-08-03

Como Citar

ZULIANI, S. R. Q. A.; BOCANEGRA, C. H.; GAZOLA, R. J. C.; MARTINS, D. dos S.; MELLO, D. F. de. O experimento investigativo e representações de alunos de ensino médio: obstáculos epistemológicos em questão. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 22, n. 40, p. 100–113, 2012. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6273. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos