Análise de Ferramentas de Interação e Comunicação em Ambiente Virtual de Aprendizagem a partir de Contribuições de Bakhtin

Autores

  • Fabio Scorsolini-Comin Universidade de São Paulo
  • David Forli Inocente Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração
  • Alberto Borges Matias Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

interação, tecnologias, educação a distância, aprendizagem

Resumo

Com a educação a distância, passa-se a refletir a respeito da interação mediada por ferramentas tecnológicas em ambiente virtual. Por meio das noções de dialogismo e polifonia propostas por Bakhtin, discute-se a interação a partir de recortes das ferramentas Fórum e Painel de Opiniões de um curso de pós-graduação na modalidade a distância. Pela análise, essas ferramentas podem ser compreendidas como um espaço intertextual no qual diferentes alteridades são atualizadas, proporcionando um diálogo assíncrono não apenas com a proposição inicial, mas também com os diversos outros posicionamentos assumidos pelos outros alunos. Dessa forma, resgatam-se e reconstroem-se vozes sociais, posicionamentos, conhecimentos e experiências profissionais no campo mediático de interação possibilitado pela educação a distância.

Biografia do Autor

Fabio Scorsolini-Comin, Universidade de São Paulo

Psicólogo (Universidade de São Paulo), Mestrando em Psicologia (Universidade de São Paulo), Especialista em Gestão da Educação (Universidade de São Paulo) e graduando em Pedagogia (Universidade de São Paulo)

David Forli Inocente, Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração

Bacharel em Direito (Universidade de Ribeirão Preto) e Mestre em Administração de Organizações (Universidade de São Paulo).

Alberto Borges Matias, Universidade de São Paulo

Graduado em Administração de Empresas, Mestre e Doutor em Administração (Universidade de São Paulo). Professor titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (Universidade de São Paulo).

Downloads

Como Citar

SCORSOLINI-COMIN, F.; INOCENTE, D. F.; MATIAS, A. B. Análise de Ferramentas de Interação e Comunicação em Ambiente Virtual de Aprendizagem a partir de Contribuições de Bakhtin. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 19, n. 32, p. 173, 2009. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2796. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos