Educação Contemporânea: a sociedade autolimpante, o sujeito obsoleto e a aposta na escolha

Autores

  • Rogério de Almeida Faculdade de Educação da USP

Palavras-chave:

Educação, Filosofia, Pós-moderno, Imaginário, Escolha

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a educação contemporânea a partir da caracterização da sociedade autolimpante, definida pela abertura pós-moderna e pela pluralidade de mentalidades. É nessa sociedade que convivem o sujeito obsoleto, herdeiro de Prometeu, o sujeito dionisíaco, caracterizado pelo hedonismo, e o sujeito hermesiano, que valoriza a comunicação, a criação e a mediação. No embate dessas perspectivas, a educação vive sua crise de finalidade, não encontrando referências nem modelos para se atualizar. Nesse contexto, discute-se a aposta num trajeto educativo que forme o homem para a escolha, questão que se apresenta como alternativa existencial para o impasse contemporâneo.

Biografia do Autor

Rogério de Almeida, Faculdade de Educação da USP

Professor Doutor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação (EDA), linha temática Cultura, Organização e Educação. Vinculado como pesquisador ao Lab_Arte e CICE. Graduado em Letras (1997) e doutor em Educação (2005), ambos os títulos pela Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2009-11-16

Como Citar

ALMEIDA, R. de. Educação Contemporânea: a sociedade autolimpante, o sujeito obsoleto e a aposta na escolha. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 20, n. 34, p. 47, 2009. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2850. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos