Adoção de Sistema de Ensino Apostilado em Ipeúna, SP

Autores

  • Alessandra Aparecida Cain Unesp - Araraquara

Palavras-chave:

Municipalização do Ensino, Parceria Público-Privada, Sistema de Ensino Apostilado

Resumo

Este trabalho investigou e analisou a implantação e as conseqüências da parceria público-privada no município de Ipeúna, Estado de São Paulo, quanto à compra de ‘sistema de ensino’. Partindo do pressuposto que, a política do governo estadual de Mário Covas, ratificada nacionalmente pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef), induziu a municipalização do ensino fundamental e em decorrência houve a ampliação de parcerias público-privadas. Considerou-se neste trabalho o levantamento de dados demográficos, financeiros e educacionais, realização de entrevistas semi-estruturadas, consultas aos sites governamentais. No estudo de caso verificou-se que houve alterações na política educacional municipal, alterou-se o ‘lócus’ decisório quanto à seleção e organização dos conteúdos curriculares e quanto à formação de professores, transferindo-os para o ‘sistema de ensino’.

Biografia do Autor

Alessandra Aparecida Cain, Unesp - Araraquara

Pedagoga com Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia e Gestão Escolar, Mestrado em Educação pela Unesp Rio Claro e Doutoranda pela Unesp Araraquara na área de Administração Escolar

Downloads

Publicado

2011-10-04

Como Citar

CAIN, A. A. Adoção de Sistema de Ensino Apostilado em Ipeúna, SP. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 21, n. 37, p. 92–112, 2011. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4093. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos