Avaliação Institucional na Escola de Educação Básica: uma aproximação orientada pelos princípios da participação

Autores

  • Adilson Dalben UNESCO

Palavras-chave:

Avaliação Institucional Participativa. Qualidade Educacional. Qualidade Negociada. Gestão Democrática.

Resumo

Este trabalho sintetiza a Dissertação de Mestrado que buscou identificar os aspectos que influenciaram a implantação da Avaliação Institucional Participativa em uma Escola Estadual do Ensino Fundamental, situada na periferia da cidade de Campinas, SP. O modelo de avaliação institucional proposto se apoiou no conceito de qualidade negociada e contou com a constituição de uma Comissão Própria de Avaliação, composta por representantes da comunidade escolar, para dinamizar todo o processo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram obtidos no período entre outubro de 2005 e dezembro de 2006, quando o pesquisador se inseriu no ambiente escolar com a função de também apoiar a escola no desenvolvimento do processo de avaliação. Da análise dos dados resultaram quatro categorias analíticas que propiciaram reflexões acerca do Projeto Político-Pedagógico, da cultura educacional vinculada ao gestor escolar, dos meandros da participação e das potencialidades da Avaliação Institucional Participativa. Verificou-se também a potencialidade da Avaliação Institucional Participativa, enquanto recurso da gestão democrática e para a formação técnica e política da comunidade escolar com vistas à superação dos problemas enfrentados pela escola.

Biografia do Autor

Adilson Dalben, UNESCO

Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas e Consultor do Instituto Internacional de Planejamento de Educação da UNESCO (IIPE/UNESCO – Buenos Aires).

Downloads

Como Citar

DALBEN, A. Avaliação Institucional na Escola de Educação Básica: uma aproximação orientada pelos princípios da participação. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 20, n. 35, p. 133, 2010. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4090. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos